Foto de Ariane Valladares

PROJETO

PATRIMÔNIO E INVESTIGAÇÃO: Uma viagem pela História de Nova Friburgo

Este projeto é parte de um programa de educação patrimonial, que vem sendo desenvolvido pela Fundação desde o seu início, com o objetivo de, sensibilizar e desenvolver no seio da comunidade friburguense uma consciência de identidade por meio da valorização e proteção do seu patrimônio histórico. Neste projeto focaremos no patrimônio histórico cultural existente na Praça Getúlio Vargas e seu entorno.

A Praça Getúlio Vargas é o coração e a “alma verde” de Nova Friburgo. A partir dela, a cidade nasceu, tomou forma e se expandiu. Ao longo de duzentos anos, seus 18 mil m2 foram palco de inúmeras manifestações, sejam políticas, culturais ou até mesmo testemunha do início de sólidas relações afetivas, tornando a Praça Getúlio Vargas ponto de encontro e de referência para gerações de friburguenses.

Diante da relevância histórica, paisagística, arquitetônica, ambiental e cultural da Praça Getúlio Vargas em âmbito nacional, e também, do seu valor afetivo e utilitário em contexto local, é fundamental a execução de um programa de Educação Patrimonial no processo de restauro do bem, propiciando à população “um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens” (IPHAN, 2014, p. 19).

O projeto consiste na realização de atividades voltadas para crianças, jovens e idosos tendo por foco a Praça Getúlio Vargas como meio para a compreensão sócio-histórica das referências culturais da cidade de Nova Friburgo e dos diferentes modos de apropriação e usos desse patrimônio cultural.

OBJETIVOS:

  • Fomentar a construção da identidade local;
  • Promover a conscientização do papel de cada indivíduo como formador/ perpetuador da memória e do patrimônio cultural de sua cidade;
  • Multiplicar a ideia de conservação de patrimônio;
  • Valorizar a memória afetiva;
  • Despertar o olhar para o patrimônio e para as memórias invisibilizadas.